01/04/2016

#ÀSextaemCollants - Sapatos de Salto Alto

Procurando voltar à rotina cá vos deixo mais um texto da rubrica À Sexta em Collants...

Esta "À Sexta em Collants" vou deixar os meus amigos collants para segundo plano. Pois bem, saltos altos...

O grande problema nas primeiras vezes/saídas com eles é o mito à volta deles para os homens com vontade de os usar. Sapatinhos de salto são, geralmente, usados pelas mulheres isso é ponto assente nos dias de hoje (com muita pena minha confesso).

(imagem retirada da internet)

Entretanto existem casos onde alguns também são usados por homens (eu por razões óbvias por exemplo loool). Mas a verdade é que alguns homens  muito pequenos usam sapatos elevadores (com uma peça em forma de cunha escondida no sapato para torná-los mais altos).  Bem, mas não é desta vertente que vou falar como deves calcular né? Sim, eu uso salto alto. Sim eu gosto de usar salto alto, e sim tenho alguns pares de saltos que uso aqui e ali. Além de me fazerem sentir super hiper mega feminino (coisa que me faz bem ao ego), como faço parte de um grupo de dança tenho coreografias onde tenho de os usar. Mas se és homem e gostarias de usar salto alto, ou conheces algum amigo que já te perguntou ou mostrou curiosidade de como é andar nuns sapatos com tacão acho que ele está só à espera do teu empurrãozinho para experimentar. Não o deixes morrer sem o ajudares, vai por mim, vais ver que depois provavelmente ele te irá ficar agradecido para o resto da vida ou então culpar-te-à de tudo e mais alguma coisa. Mas a verdade é que não te vais livrar de dar umas boas gargalhadas e passar um bom bocado (hehehe).

O primeiro passo a fazer é escolher o tipo de sapato que mais gostas. "Das duas uma": ou tens a tal amiga que te ajuda e até provavelmente pode calçar o teu número e já tens meio caminho andado ou já sabes que tens de ir a uma sapataria e ir à seção feminina para os encontrar. Leva uma amiga contigo pois vais sentir-te menos constrangido na parte de fazer perguntas à vendedora. No processo de calçar, um truque de gajo que usei é levar a coisa com uma piada: - até era "gajo" para usar uns saltos! - vais ver que tudo fica menos estranho para ti.

Se nunca usaste  saltos podes começar com uns de cunha (sapatos com uma sólida plataforma do calcanhar até aos dedos) antes de mudar para os saltos mais estreitos e altos que é a tua meta. Os sapatinhos de plataforma são mais fáceis de andar, pois o peso dos teus pés fica distribuído de forma mais uniforme e é mais fácil de manter o equilíbrio.

Botas de salto alto - estas irão apoiar o teu tornozelo e ajudar muito, quando mais apertadas são melhores porque elas realmente parecem fazer parte do teu pé\perna. Também tens botas de plataforma que sem dúvida é o melhor início que podes ter.

Muitos homens acham stilettos (aqueles saltos hiper mega fininhos) difíceis porque são muito tímidos quanto à altura, mas então não podias estar mais enganado. Quanto maior for melhor para o verdadeiro conforto, acredita!

Vamos agora à fase em que já estás com os sapatinhos prontos para calçar. Começa por tirar os sapatos e meias de homem, isso vai ajudar a  entrares no ambiente certo. Deves já ir vestido com umas  meias de nylon ou umas collants para ficar mais fácil de calçar os sapatinhos (se tiveres dúvidas como vestir collants é só uma questão de leres este post e vais ver que não é nenhum bicho de sete cabeças e ainda ficas fã e juntas-te ao grupo restrito de homens que usam collants).

Não existe nenhum segredo em calçar qualquer sapato, até é bastante simples pois muitos sapatos de salto são mais abertos que os de homem (com cordões e etc). Deslizas os pés para dentro e quando deres por ela ja estás de saltos calçados. Tenta que fiquem justos ou seja, não muito apertados nem demasiado largos senão vai doer a andar e magoar os dedos dos pés. 

Tenta levantar-te e dar uns passos, podes pedir ajuda no início para não te desequilibrares. Andar de salto alto pode ser difícil no início especialmente para nós homens, mas como te disse com ajuda e depois de uns passos já começas a entrar na onda e esqueces-te que os estas a usar. É aí que te vais sentir super especial. Experimenta, se poderes, mais que um modelo de saltos até veres qual o mais confortável para ti, não caias no erro de ir com as pressas comprar ou experimentar os teus primeiros saltos. Usa e abusa, experimenta uns e depois outros e outros até te sentires bem e com o pé bem moldado ao sapato. O melhor é experimentá-los no final do dia e quando os pés já caminharam o dia inteiro pois tens o pé mais próximo do tamanho certo para os poderes usar à vontade e sem apertar da próxima vez que os fores calçar. Não te esqueças que os calcanhares devem tocar o solo primeiro criando uma caminhada natural e elegante.

Depois de várias vezes a usá-los vais ver que são favas contadas e só vais ter pena de víveres num mundinho ou numa cidade cheia de preconceitos e fobias. Mas acredito que, com o tempo, nós homens vamos ter o nosso lugar ao sol e mais respeito pelo fato de ser-mos diferentes do homem modelo masculino e bla bla bla. Hoje em dia já existem vários modelos de saltos não tão femininos e com a opção de cores frias como o preto, castanho e vermelho que dá para usar sem dar tanto nas vistas. Podes também organizar as tuas roupas para disfarçar os saltos ou simplesmente realçá-los como eu faço tantas vezes.

Para sandálias de dedo deves ter em atenção os dedos e unhas para não dares um ar de desleixado.
Vais ver que te vais tornar um homem mais atento e cuidadoso contigo mesmo. Vais começar a olhar-te mais vezes ao espelho e quando deres por ti começas a ter uma esteticista para a depilação e que te trata dos pés. No fundo, vamos mimar-nos mais e deixar as mulheres mais atentas à nossa passagem.
Convém saber andar bem em saltos antes de sair de casa se esse for o caso porque é muito fácil cair se não souberes manter o equilíbrio e aí é que é o cair da máscara.

Um conselho: não tires os saltos e voltes a calçar muitas vezes, pois os teus pés vão inchar ao tirá-los e é doloroso colocá-los de volta. (certo amigas?)

Que mais posso eu dizer sobre este tema além de te desejar a maior das sortes e que gostes e te sintas confortável com eles calçados pois se assim não for torna-se doloroso/desastroso. Tem muito cuidado a usar salto alto em público, tens de ser muito forte a nível psicológico pois já sabes em que mundo vivemos. Mas não percas a coragem e pede ajuda a amigas tuas, eu cá estou para tentar ajudar no que poder. 

João Pedro
"por detrás destes collants que trago vestidos, 
só eu sei o que sinto,
só eu sei o que sou"

1 comentário:

  1. Acho impressionante a forma como escreves! Adoro!
    E concordo com tudo o que disseste! Estou a adorar conhecer a cada post um bocadinho melhor deste João Pedro:)
    Um beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar